MATLAB
BÁSICO
Prof.
Alberto Adade Filho (ITA/CTA)
22. Variáveis Globais |
Todas as variáveis no MATLAB são armazenadas em um espaço-de-trabalho-base (cujo conteúdo é mostrado pelo comando whos). M-files do tipo funções têm seus próprios espaços-de-trabalho; as variáveis definidas no espaço de trabalho de uma função são removidas da memória automaticamente, quando retorna-se da função. Um M-file do tipo script armazena as suas variáveis no espaço de trabalho do qual foi chamada; isto é, se foi chamada da linha de comando do MATLAB as variáveis são armazenadas no espaço-de-trabalho-base, enquanto que se foi chamada de uma função, suas variáveis são armazenadas no espaço de trabalho da função e removidas quando a função retorna. Há um terceiro tipo de espaço de trabalho, denominado global, onde as variáveis globais são armazenadas (seu conteúdo pode ser visualizado pelo comando whos global). As variáveis de um outro espaço de trabalho podem ser declaradas globais através do comando,
global nome-da-variável
Como todas as funções usam o mesmo espaço de trabalho global, para se evitar conflitos de suas variáveis deve-se procurar escolher nomes que sejam únicos para todas as variáveis globais.
Ao se apagar uma variável do espaço de trabalho local (usando clear nome-da-variável), quebra-se o elo entre as variáveis local e global mas não se apaga a variável global. Ao se apagar uma variável do espaço de trabalho global (usando-se clear global nome-da-variável) apaga a variável dos espaços de trabalho global e local.