MATLAB BÁSICO
Prof. Alberto Adade Filho (ITA/CTA)

Índice
Seção Anterior

18. Funções para Construção de Matrizes

As seguintes funções intrínsecas proporcionam uma maneira fácil e rápida para se criar matrizes utilitárias:

eye : eye(k), eye(size(A)) retornam uma matriz identidade de dimensão k e da mesma dimensão de A, respectivamente.

zeros : zeros(2,3), zeros(size(A)) retornam uma matriz nula de dimensão 2x3 e de mesma dimensão que A, respectivamente.

ones : ones(4,2), ones(size(A)) retornam uma matriz com 1’s, de dimensão 4x2 e de mesma dimensão que A, respectivamente.

diag : diag(x) cria uma matriz diagonal com o vetor x na diagonal principal; usando diag com mais um argumento de entrada coloca-se o vetor x em outra diagonal que não a principal; diag(A) retorna um vetor com a diagonal principal da matriz quadrada A.

rand : rand(4,3), rand(n) criam uma matriz de números aleatórios uniformemente distribuídos no intervalo (0,1), de dimensão 4x3 e nxn, respectivamente.

Obs 1. rand usada sem argumento retorna um escalar cujo valor é alterado cada vez que a função é referenciada. A fórmula usada para a semente é seed = (7^5*seed) mod(2^31-1); a semente de uma seqüência de números aleatórios (cujo valor "default" é zero) pode ser alterada com o comando rand(‘seed’,v), que faz com que a semente passe a ser v; para iniciar a semente com um valor aleatório: rand(‘seed’, fix(100*sum(clock))), que usará o relógio do computador para estabelecer o valor da semente.

 

Obs 2. A função randn deve ser usada para gerar números aleatórios com distribuição normal.

 

Algumas outras funções de uso mais restrito são magic(n) que cria uma matriz de inteiros, nxn, matriz esta que forma o chamado quadrado mágico, ou seja, linhas, colunas e diagonais têm a mesma soma; e hilb(n) que cria uma matriz de Hilbert, nxn, uma matriz bastante mal condicionada.

Obviamente, essas funções podem ser usadas para se criar matrizes maiores, por exemplo,

C = [ A eye(4) ; ones(size(A)) A^2 ]

assumindo que A possui 4 linhas.

Início da Página.
Próxima Seção.