MATLAB BÁSICO
Prof. Alberto Adade Filho (ITA/CTA)

Índice
Seção Anterior

10. Salvar o Espaço de Trabalho

O comando save antes de sair de uma sessão do MATLAB ocasiona que todas as variáveis sejam gravadas no arquivo matlab.mat (numa estrutura especial chamada MAT-file). Iniciando uma nova sessão, o comando load restaura o espaço de trabalho a partir do arquivo matlab.mat. Salvar (e recuperar) parte do espaço de trabalho de uma sessão também é possível, por exemplo, o comando save a:TEMP X Y Z armazena as variáveis X, Y e Z no arquivo TEMP na unidade de disco a; o comando load a:TEMP restaura todas as variáveis que estão no arquivo TEMP.

Esses comandos também possuem a opção de arquivos no formato ASCII; o resultado é gravado num arquivo de mesmo nome que a variável, no caso do comando save, e é carregado numa variável de mesmo nome que o arquivo, no caso do comando load. Por exemplo, seja um arquivo, de nome matriz, consistindo de um "array" retangular de números, editado em ASCII com um editor de texto. O comando load matriz carrega este arquivo para uma variável matriz no espaço de trabalho.

Exs.

save nome-de-arquivo % salva o espaço de % trabalho em arquivo

save nome-de-arquivo X, Y, Z % salva variáveis X, Y e Z % em arquivo binário

save nome-de-arquivo X, Y, Z -ascii % salva variáveis X, Y e % Z em arquivo ASCII

save nome-de-arquivo X, Y, Z -ascii -tabs -double % salva % variáveis X, Y e Z em arquivo ASCII % delimitado por tabulações e em precisão % dupla (16-dígitos)

load nome-de-arquivo % carrega arquivo assumindo que % existe um arquivo.mat

load nome-de-arquivo.txt % carrega arquivo como ASCII

load nome-de-arquivo.txt -ascii %carrega arquivo como ASCII

load nome-de-arquivo.dat -mat % carrega arquivo como % sendo .mat

Obs. O comando load não carrega arquivos que tenham sido gravados com uma linha de cabeçalho antes dos dados propriamente ditos.

Início da Página.
Próxima Seção.